10 de agosto de 2008

Isaac Hayes

Isaac Hayes morre aos 65 anos, neste domingo, aos 65 anos, em Memphis

O vencedor do Oscar e do Grammy Isaac Hayes morreu neste domingo em Memphis, aos 65 anos, segundo informações de seu amigo e ex-empresário Onzie Horne. A causa da morte não foi revelada.

Horne afirmou à agência Reuters que conversou com a esposa de Hayes, que confirmou que o cantor foi encontrado inconsciente em sua casa e levado ao hospital, onde foi oficialmente declarado morto.

Hayes, conhecido pelo visual extravagante e voz grave e profunda, ganhou o Oscar e o Grammy em 1971 pelo tema do filme "Shaft". Em 1972 ganhou outro Grammy pelo disco "Black Moses".

Com David Porter, ele também compôs clássicos do soul como "Soul Man" e "When Something is Wrong With My Baby". Ao lado de nomes como Al Green, James Brown e Stevie Wonder, Hayes foi um dos mais populares artistas negros dos anos 70.

Em 1964, foi contratado pela gravadora de soul Stax como pianista e trabalhou com nomes como Otis Redding e outros.

O cantor lançou o primeiro disco, "Presenting Isaac Hayes", em 1967. Dois anos depois, ganhou fama com "Hot Buttered Soul", que contém apenas quatro faixas e vendeu mais de um milhão de cópias. Hayes entrou para o Hall da Fama do Rock em 2002.

A partir de 1997, o músico ficou mais conhecido entre os jovens por ter sido a voz do personagem Chef na série "South Park". O músico deixou a série em 2006 por causa das piadas do programa em relação a cientologia, religião a qual seguia.

Isaac Hayes nasceu em 1942 em Covington, Tennessee, e foi criado pelos avós maternos após a morte de sua mãe e ser deixado pelo pai quanto tinha um ano e meio. Aos seis anos, mudou-se com a família para Memphis.
Fonte: UOL





Nenhum comentário: