11 de setembro de 2008

The Blue Bird

O Pássaro Azul

O Pássaro Azul, dirigido por Walter Lang, é um clássico em Technicolor para crianças, mas que também emociona os pais. O longa-metragem, que foi baseado numa peça de Maurice Maeterlinck, escrita em 1908, ainda hoje consegue êxito ao contar a história da menina Myltyl Tyl (Shirley Temple) e sua busca pelo Pássaro Azul da Felicidade.
Embora O Pássaro Azul não tenha alcançado um sucesso financeiro na época do seu lançamento e tenha sido citado por muitos críticos da como uma cópia barata de O Mágico de Oz, acredito que esta obra foi meio injustiçada ao longo dos anos e poderia ser vista como muito mais do que uma resposta da Fox ao Leão da MGM. Walter Lang consegue conservar a ingenuidade e fantasia necessárias para agradar as crianças e a fotografia e os Efeitos Visuais são um prato cheio para os adultos que gostam do gênero.
O filme narra a história da família Tyl, cujo patriarca (interpretado por Russell Hicks) é convocado para combater Napoleão e precisa deixar os filhos em casa sozinhos. A garota Mytyl (Shirley Temple) e seu irmão Tytyl (Robin Macdougall) passam a viver algumas aventuras depois que o melhor amigo de Mytyl adoece e a menina empenha-se em capturar o conhecido "pássaro azul da felicidade" para presentear o garoto. Após receber a visita da fada Berylune (Jessie Ralph), os meninos são enviados, juntamente com o seu gato Tyllete e cachorro Tylo, transformados em humanos, em busca do pássaro azul através do passado, do presente e do futuro.
Durante a viagem por muitos reinos com fadas, magias e personagens enigmáticos, as crianças passam pelas mais inusitadas situações, e vão sofrendo transformações — relacionadas às mudanças da infância para a juventude — e transformam os lugares por onde passam, como a emocionante cena em que Mytyl se despede dos avós, já mortos, e que voltam a dormir num banquinho porque só acordavam quando alguém lembrasse deles. A menina ainda consegue ver o irmão caçula que está para nascer em outros dos mundos. Quando voltam para casa, encontram um lugar muito diferente do início da aventura.

The Blue Bird - 1940 - O Pássaro Azul
Alfred Newman/David Buttolph/David Raksin


01. Main Title
02. The Royal Forest
03. Selfish Mytyl/Come O Children One And All/Returning Home With The Bird
04. Awaking In Technicolor/Tylo and Tylette On Two Legs/Search For The Blue Bird
05. In The Graveyard
06. There Are No Dead People/Granny and Grandpa
07. Lay-De-O
08. Leaving Granny And Grandpa
09. The Land Of Luxury
10. Carousel In The Foyer
11. Fighting Over The Horse
12. Fed Up With The Land Of Luxury
13. Escape
14. Return To "Light"
15. Tylette Summons The Trees/Forest Fire
16. Boat To Safety/The Land Of Unborn Children
17. Father Time/The Children Are Born
18. Returning Home
19. Waking Up/Finale
20. End Cast

Informações e Links por email - Aqui

Information and links via email -
Here





Nenhum comentário: