30 de outubro de 2009

Star Trek

Jornada Nas Estrelas

Um fenômeno alienígena de poder e tamanho descomunal se aproxima da Terra, destruindo tudo em seu caminho. A única nave que pode enfrentar esta força letal que ameaça a Terra é a U.S.S. Enterprise. O lendário comandante James T. Kirk (William Shatner) é convocado para a missão, mas um perigo não previsto pode destruir a U.S.S. Enterprise e toda a sua tripulação. Após o sucesso da série de TV Jornada nas Estrelas a Paramount tinha a intenção de levar seus personagens para um longa-metragem. Várias versões para o roteiro do 1º filme foram feitas entre 1975 e 1977, sendo que uma história chamada Star Trek: Planet of Titans chegou a ser selecionada para servir como base para o filme. Entretanto, com o sucesso mundial de Guerra nas Estrelas em 1977, a Paramount decidiu por abortar o projeto antes mesmo do início das filmagens, alegando que não havia mercado suficiente para dois grandes filmes de ficção científica. A história de Jornada nas Estrelas - O Filme seria inicialmente a trama do filme-piloto de uma nova série de TV baseada na nave Enterprise, chamada Star Trek Phase II. Foi então que Michael Eisner, na época executivo da Paramount, decidiu por fazer da história o roteiro do 1º longa-metragem da série para o cinema. Quando ainda seria um filme-piloto para uma nova série o diretor do longa seria Robert Collins. Entretanto, após a mudança para um longa-metragem para o cinema os executivos da Paramount optaram por contratar um diretor mais experiente, escolhendo então Robert Wise. Vários atores estiveram cotados para interpretar o Capitão Willard Decker, entre eles Lance Henrikson, Jordan Clark, Andy Robertson, Richard Kelton, Tim Thomersen, Steven Macht, Art Hindle e Frederick Forrest. A atriz Marcy Lafferty, que interpreta a Chefe DiFalco, era casada com William Shatner na época das filmagens de Jornada nas Estrelas - O Filme. Todos os extras que aparecem em Jornada nas Estrelas - O Filme eram na verdade fãs da série de TV, sendo que muitos sequer foram pagos por suas participações. O diretor Orson Welles narrou vários trailers de Jornada nas Estrelas - O Filme.
Uma edição especial do filme foi lançada em DVD, contendo novos efeitos especiais e melhorias nos já existentes, tendo sido elaborada pelo próprio diretor Robert Wise. Esta nova versão contém 136 minutos.

Star Trek: The Movie
- 1979 -
Jornada nas Estrelas: O Filme
Jerry Goldsmith

01. Main Title - Klingon Battle
02. Leaving Drydock
03. The Cloud
04. The Enterprise
05. Ilia's Theme
06. Vejur Flyover
07. The Meld
08. Spock's Walk
09. End Title


No século XXIII, o almirante James T. Kirk (William Shatner) enfrenta uma crise de meia-idade enquanto se ocupa de treinar cadetes em simuladores. Paralelamente uma respeitada cientista, Carol Marcus (Bibi Besch), ex-namorada de Kirk, está envolvida no Projeto Gênese, que pode dar vida a planetas sem nenhuma forma de vida e também ser uma arma terrível em mãos erradas, pois se usada onde já havia vida todas as formas de vida serão extintas, dando lugar a uma "nova matriz". O capitão da Reliant, Terrell (Paul Winfield), e Chekov (Walter Koenig) sondam um planeta pensando que é Ceti Alfa 6, para ver se este é ideal para o projeto. Chekov percebe que algo está errado e avisa Terrell, mas logo os dois são feitos prisioneiros de Khan (Ricardo Montalban), que é inimigo de Kirk há 200 anos. Eles estão mesmo é em Ceti Alfa 5 e Khan mostra aos seus prisioneiros a única forma de vida que restou no planeta. Ao pegar dois filhotes, avisa para Terrell e Chekov que colocará cada um deles nos seus ouvidos, pois os filhotes vão se alojar no córtice cerebral e, como resultado, a vítima fica extremamente suscetível a sugestão e, posteriormente, a loucura e a morte. Enquanto isso, na Enterprise, Kirk parte em uma viagem de treinamento com os novos cadetes, mas a Dra. Marcus está sob tensão, pois do Reliant Chekov entrou em contato com ela dizendo que retornará em três dias (e não em três meses). Além disto Chekov diz que deixou Ceti Alfa 6 e que quando chegar em Regula Um, onde está Carol, todo o material do Gênesis deverá ser dado para a Reliant, para ser testado em Ceti Alfa 6. Ela considera isto tudo irregular, mas Chekov afirma que recebeu novas ordens do comandante Kirk. Carol tenta falar com Kirk, mas a transmissão sofre interferência e ela não tem como negar a veracidade da ordem. Entretanto, Kirk sente que algo errado está acontecendo e, como é a única nave do quadrante, terá de apurar o que está havendo, mesmo que parte da sua tripulação seja de novatos. Assim se vê obrigado a reassumir a Enterprise, sendo que Khan por sua vez fará tudo para conseguir o Gênese, pois nas suas mãos se tornará algo terrível para qualquer um que o desafie.

Star Trek: The Wrath of Khan
- 1982 -
Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan
James Horner

01. Main Title
02. Surprise Attack
03. Spock
04. Kirk's Explosive Reply
05. Khan's Pets
06. Enterprise Clears Moorings
07. Battle In The Mutara Nebula
08. Genesis Countdown
09. Epilogue-End Title


Apesar do comandante James T. Kirk (William Shatner) ter derrotado Khan e Gênesis ter sido criado, estas vitórias tem um sabor amargo, pois Spock (Leonard Nimoy) está morto. Seu corpo foi colocado em uma cápsula, que foi parar em Gênesis. Além disto Leonard McCoy (DeForest Kelley), o médico da Enterprise, está se comportando de forma muito estranha. Repentinamente chega Sarek (Mark Lenard), o pai de Spock, que se mostra muito irritado com Kirk, pois não entende por qual razão ele mandou Spock para Gênesis, lhe negando um futuro. Kirk argumenta que não viu futuro algum, mas Sarek retruca dizendo que só o corpo de Spock estava morrendo e Kirk foi o último a vê-lo. Sarek acredita que Spock pediu para Kirk para ser mandado para o seu planeta natal, Vulcano. Sarek crê que Spock deu para Kirk o seu Katra, o seu espírito. Kirk afirma que Spock não fez nenhum pedido nos seus últimos momentos e Sarek por sua vez fala que Spock não teria feito isto abertamente, então Sarek pede se unir à mente de Kirk, para ler seus pensamentos. Para surpresa de Sarek, Spock não tinha unido sua mente com a de Kirk, pois os vulcanos fazem isto quando o fim do corpo está próximo. Sarek então pede desculpas e Kirk diz que estavam separados e não podiam se tocar. Sarek então fala que tudo que Spock sabia foi perdido, mas então Kirk admite a hipótese de Spock ter feito contato com outra pessoa e, examinando gravações da Enterprise, descobre que Spock uniu sua mente à de McCoy. Sarek então diz, que um está vivo e outro não, mas ambos sofrem. Para remediar esta situação, Kirk deve levar Spock e McCoy ao Monte Seleya em Vulcano, pois somente lá ambos encontrarão a paz. Fica necessário agora achar o corpo de Spock, para que carne e alma sejam reunidos em Vulcano. Kirk tenta primeiramente recuperar o comando da Enterprise, que é considerada uma nave obsoleta, pois pretende ir até Gênesis, onde está o corpo de Spock. Porém o alto comando veta a idéia, então Kirk finge se conformar mas na verdade planeja roubar a Enterprise, juntamente com a tripulação da nave, pois o importante é concretizar a missão, sem se importar com as conseqüências.

Star Trek III: The Search for Spock
- 1984 -
Jornada nas Estrelas III: À Procura de Spock
James Horner

01. Prologue and Main Title
02. Klingons
03. Stealing the Enterprise
04. The Mind Meld
05. Bird of Prey Decloaks
06. Returning to Vulcan
07. The Katra Ritual
08. End Title
09. The Search for Spock


Após Spock (Leonard Nimoy) ter sido resgatado, o almirante James T. Kirk (William Shatner) e sua tripulação decidem voltar à Terra, para enfrentar as acusações por participarem de uma missão não-autorizada e roubarem a U.S.S. Enterprise. Porém, repentinamente os acontecimentos tomam um outro curso, pois a Terra, no século XXIII, recebe uma estranha "visita" quando uma sonda espacial aparece e emana sons estranhos para a planeta, aparentemente esperando por uma resposta. Com o passar do tempo, a sonda começa a causar grandes tempestades, ameaçando a destruição da Terra, pois está ionizando a atmosfera e as fontes de energia entraram em colapso. Além disto as naves em órbita estão inoperantes e a sonda está vaporizando os oceanos. Kirk e sua tripulação são avisados que a humanidade perecerá se não for achado um meio de responder a sonda. Spock então conclui que o som é o canto das baleias-jubartes, em uma tentativa de se comunicar com estes cetáceos. Porém, como elas foram extintas no século XXI, nunca haverá resposta e a Terra está com os dias contados. Assim só resta uma saída para Kirk e sua tripulação resolverem este gravíssimo problema: voltar no tempo até o século XX, pegar um casal de baleias-jubartes e levá-las até o século XXIII, onde eles poderão responder à sonda e assim salvar o planeta.

Star Trek IV: The Voyage Home
- 1986 -
Jornada nas Estrelas IV: A Volta para Casa
Leonard Rosenman

01. Main Title
02. The Whaler
03. The Yellowjackets - Market Street
04. Crash-Whale Fugue
05. The Yellowjackets - Ballad of the Whale
06. Gillian Seeks Kirk
07. Chekov's Run
08. Time Travel
09. Hospital Chase
10. The Probe
11. Home Again (End Credits)


A tripulação da Enterprise ganha uma licença, enquanto sua nave está em reparos. De repente, ela é convocada para resgatar três reféns no planeta Nimbus III. Lá chegando, a Enterprise é seqüestrada pelo grupo revoltoso comandado pelo meio-irmão de Spock, que quer a nave para atravessar a Grande Barreira, onde acredita encontrar todas as respostas sobre as origens do Universo.
O livro "Probe", da série Star Trek, foi utilizado como base na elaboração do roteiro de Jornada nas Estrelas V - A Fronteira Final.
A história de Jornada nas Estrelas V - A Fronteira Final originalmente seria a extensão de um episódio da série, com a diferença que no episódio os rebeldes estariam em busca de um vilão, enquanto que no filme eles estão em busca de Deus.

Star Trek V: The Final Frontier
- 1989 -
Jornada nas Estrelas V: A Fronteira Final
Jerry Goldsmith

01. The Mountain
02. The Barrier
03. Without Help
04. A Busy Man
05. Open The Gates
06. An Angry God
07. Let's Get Out Of Here
08. Free Minds
09. Life Is A Dream
10. The Moon's A Window To Heaven - Hiroshima


Após a explosão da lua Praxis os klingons são obrigados a propor um acordo de paz, para garantir a sobrevivência de sua espécie. A tripulação da Enterprise é convocada a escoltar a missão diplomática klingoniana até o local a reunião, mas a nave klingon é atacada e o seu chanceler acaba sendo morto. E tudo indica que o ataque partiu justamente da Enterprise. Jornada nas Estrelas VI - A Terra Desconhecida é o último filme da série Star Trek protagonizado pela tripulação original da série. No início dos créditos finais aparecem as assinaturas dos principais integrantes do elenco da série Star Trek, como uma espécie de despedida dos atores de seus personagens. O nome do planeta-prisão mostrado em Jornada nas Estrelas VI - A Terra Desconhecida, Rura Penthe, é uma homenagem ao filme 20.000 Léguas Submarinas. Rura Penthe é também o nome do campo de concentração de escravos que inspira o Capitão Nemo a se voltar contra a sociedade. Apesar de em todos os demais filmes e nos episódios da TV o sangue dos Klingons ser vermelho, em Jornada nas Estrelas VI - A Terra Desconhecida o sangue klingon é rosa. O motivo desta mudança é para evitar uma censura maior, por parte da MPAA, o órgão que determina a censura dos filmes nos Estados Unidos.
Gene Roddenberry, criador da série de TV Star Trek, morreu apenas 48 horas após assistir Jornada nas Estrelas VI - A Terra Desconhecida pela primeira vez.

Star Trek VI: The Undiscovered Country
- 1991 -
Jornada nas Estrelas VI: A Terra Desconhecida
Cliff Eidelman

01. Overture
02. An Incident
03. Clear All Moorings
04. Assassination
05. Surrender For Peace
06. Death Of Gorkon
07. Rura Penthe
08. Revealed
09. Escape From Rura Penthe
10. Dining On Ashes
11. The Battle For Peace
12. Sign Off
13. Star Trek Vi Suite


Século XXIII. Com uma viagem inaugural de gala, a 3ª Enterprise (NCC-1701-B) se torna a melhor nave espacial da Federação, que agora tem John Harriman (Alan Ruck) como capitão. Para este evento lendas vivas como o capitão James T. Kirk (William Shatner) e dois dos seus colaboradores, Montgomery Scott (James Doohan) e Pavel Chekov (Walter Koenig), são convidados para o evento. Mas isto se torna uma tragédia, pois a Enterprise, que não estava com todos os recursos instalados, é forçada a resgatar duas pequenas espaçonaves que estavam presas em um misterioso cinturão de energia. Ela salva vários passageiros de uma das naves, mas sofre avarias e uma perda irreparável: Kirk, que ajudava no resgate bem onde a Enterprise foi atingida. Após 78 anos, o capitão Jean-Luc Picard (Patrick Stewart), da Enterprise-D, viverá uma espantosa aventura, pois para combater um cientista renegado, Tolian Soran (Malcolm McDowell), precisará da ajuda de Kirk.
Leonard Nimoy foi convidado a atuar e a dirigir Jornada nas Estrelas - Generations, mas recusou a proposta após ler o roteiro. Segundo Nimoy o personagem Spock estava presente na trama, mas suas falas eram tão aleatórias que poderiam ser ditas por qualquer personagem. Na versão final do roteiro estas falas foram dadas ao personagem Scotty. Este é o único filme da série Jornada nas Estrelas em que William Shatner aparece separado de Leonard Nimoy.

Star Trek VII: Generations
- 1994 -
Jornada nas Estrelas VII: Generations
Dennis McCarthy

01. Star Trek Generations Overture
02. Main Title
03. The Enterprise B. Kirk Saves The Day
04. Deck 15
05. Time Is Running Out
06. Prisoner Exchange
07. Outgunned
08. Out Of Control. The Crash
09. Coming To Rest
10. The Nexus. A Christmas Hug
11. Jumping The Ravine
12. Two Captains
13. The Final Fight
14. Kirk's Death
15. To Live Forever


Século XXIV. A Federação está sendo atacada pelos Borgs, uma raça cibernética que faz um processo de "assimilação" em seus prisioneiros para transformá-los em um deles. Como o capitão Jean-Luc Picard (Patrick Stewart) tinha sido um prisioneiro dos Borgs, lhe é ordenado que não participe da batalha. Porém Picard não pôde resistir e ordena que sua Enterprise-E nova em folha participe do combate, o qual vence de forma incontestável. A Enterprise segue a única nave Borg que sobrou através de um túnel do tempo, que vai parar em meados do século XXI. É nesta época que os Borgs tentam conquistar a Terra, tendo como alvo o trabalho do inventor da velocidade dobra (mais rápida que a luz) Zefram Cochrane (James Cromwell), que tornou as viagens interplanetárias possíveis. Assim a tripulação da Enterprise tenta evitar que os Borgs interrompam o trabalho de Cochrane e sua assistente Lily (Alfre Woodard). Resumindo, os Borgs querem intervir no passado e assim afetar o futuro, acreditando que desta maneira podem impedir que os humanos façam o primeiro contato com uma civilização muito evoluída.

Star Trek VIII: First Contact
- 1996 -
Jornada nas Estrelas VIII: Primeiro Contato
Jerry Goldsmith

01. Main Title Locutus
02. Red Alert
03. Temporal Wake
04. Welcome Aboard
05. Fully Functional
06. Retreat
07. Evacuate
08. 39.1 Degrees Celsius
09. The Dish
10. First Contact
11. End Credits
12. Steppenwolf - Magic Carpet Ride
13. Roy Orbison - Ooby Dooby


Durante uma missão no pacífico planeta Ba'ku, Data (Brent Spiner) descobre algo que pode ameaçar esta civilização. Apesar da Primeira Diretiva da Federação ser clara ao dizer que nenhuma missão da Starfleet pode interferir em outras culturas, o capitão Jean-Luc Picard (Patrick Stewart) recebe ordem do almirante Matthew Dougherty (Anthony Zerbe) de não interferir no plano, que pretende remover à força os sescentos habitantes de Ba'ku, pois lá existe uma radiação regenerativa que mantêm todos jovens. O argumento que Dougherty dá para Picard é que esta mesma radiação vai beneficiar bilhões de pessoas, e não apenas algumas poucas centenas. Ele também alega que a Primeira Diretiva não se aplica neste caso em especial, pelo fato dos habitantes de Ba'ku serem de outra planeta. Mas estes argumentos não convencem Picard, que sabe que ao desobedecer uma ordem superior colocará em risco sua vida e sua carreira, mas, apoiado por sua tripulação, decide comandar uma revolta para preservar aquele paraíso.

Star Trek IX: Insurrection
- 1998 -
Jornada nas Estrelas IX: Insurreição
Jerry Goldsmith

01. Ba'Ku Village
02. In Custody
03. Childrens' Story
04. Not Functioning
05. New Sight
06. The Drones Attack
07. The Riker Maneuver
08. The Same Race
09. No Threat
10. The Healing Process
11. End Credits


O capitão Jean-Luc Picard (Patrick Stewart) e a tripulação da Enterprise são enviados em uma missão diplomática de paz rumo ao planeta Romulus. Lá eles precisam deter uma rebelião liderada por Shinzou (Tom Hardy), que ameaça destruir a Terra, bem como enfrentar uma perigosa réplica do próprio capitão Picard.
Os atores Jude Law, Sean Connery, Salvatore Coco e Michael Shanks chegaram a estar cotados para interpretar o personagem Shinzou. Jonathan Frakes, intérprete do Capitão William T. Riker, e Leonard Nimoy, intérprete de Spock, estiveram cotados para dirigir Nêmesis. O diretor Bryan Singer e a atriz Whoopi Goldberg fazem pequenas pontas em Nêmesis.

Star Trek X: Nemesis
- 2002 -
Jornada nas Estrelas X: Nêmesis
Jerry Goldsmith

01. Remus
02. The Box
03. My Right Arm
04. Odds And Ends
05. Repairs
06. The Knife
07. Ideals
08. The Mirror
09. The Scorpion
10. Lateral Run
11. Engage
12. Final Flight
13. A New Friend
14. A New Ending

O destino da Galáxia está nas mãos de amargos rivais de mundos bem diferentes. James Tiberius Kirk é um adolescente rebelde de Iowa sempre em busca de emoções, um líder por natureza à procura de uma causa. Spock cresceu no planeta Vulcano, excluído por ser metade humano. Ele é um aluno engenhoso e o primeiro de sua raça a ser aceito na Frota Estelar. Em sua busca para descobrir quem realmente são e o que têm a oferecer ao mundo, Kirk e Spock logo tornam-se competitivos cadetes em treinamento. Com estilos drasticamente opostos, um movido por paixão, o outro, por lógica, tornam-se adversários, fazendo de tudo para estar entre os escolhidos da mais avançada nave já criada, a U.S.S. Enterprise.

Star Trek - 2009 - Jornada Nas Estrelas
Michael Giacchino

01. Star Trek
02. Nailin' the Kelvin
03. Labor of Love
04. Hella Bar Talk
05. Enterprising Young Men
06. Nero Sighted
07. Nice To Meld You
08. Run and Shoot Offense
09. Does It Still McFly?
10. Nero Death Experience
11. Nero Fiddles, Narada Burns
12. Back From Black
13. That New Car Smell
14. To Boldly Go
15. End Credits

Informações e Links por email - Aqui

Information and links via email -
Here





Nenhum comentário: