9 de janeiro de 2009

Vila Sésamo

Tema de Vila Sésamo

Todo dia é dia , toda hora é hora.
De saber que este mundo é seu...
Se você for amigo e companheiro,
Com alegria e imaginação!

Vivendo e sorrindo,
Criando e rindo,
Será muito feliz e Todos...
Serão também!


De 1972 a 1977, Vila Sésamo teve ao todo três fases.

Vila Sésamo I (1972 a 1974) - Foi a fase de estréia do programa, quando aida era exibido pela Rede Cultura e pela Rede Globo. Nesta fase, se cumpriam todas a normas da emissora norte-americana.Por isso eram exibidas um maior número das cenas do Sesame Street, e a apresentação de quadros temáticos em ordem repetitiva. Mas foi a partir de 1973, que Vila Sésamo foi totalmente nacionalizada;com novos personagens, novas músicas, novos roteiros... Uma verdadeira "revolução nacional" no programa. Durou até o ano de 1974, quando a Rede Globo assumiu toda a produção do seriado.
Vila Sésamo II (1974 a 1975) - Nesta fase, foram adquiridos novos quadros temático, os cenários foram ampliados e Vila Sésamo contou com aproximadamente 800 crianças!
Vila Sésamo III (1975 a 1977) - Na terceira e última fase do programa foram acrescentados novos personagens, além de mais novas temáticas. As únicas cenas não feitas na produção eram as cenas entre Ênio e Beto (cenas do seriado original). Com o fim desta fase, também veio o fim do programa, que ainda hoje deixa saudades.

Elenco:
Laerte Morrone (Garibaldo)
Roberto Orozco (Gugu)
Armando Bógus (Juca)
Aracy Balabanian (Gabriela)
Sônia Braga (Ana Maria)
Flávio Galvão (Antônio)
Manuel Inocêncio (Seu Almeida)
Marcos Miranda (Funga-Funga)
Paulo José (Mágico)
Flávio Migliaccio (Edifício)
Milton Gonçalves (Professor Leão)
Ayres Pinto (Cuca)
Luiz Antonio Angelucci (Bruno)

Bonecos:
Teresa Cristina (Pipoca)
Elany Del Vechio (Jujuba)
Sônia Guedes (Marocas)
Antônio Petrin (Marinheiro)
Henrique Lisboa (Sabichão)
Aziz Bajur (Bidu)
Curiosidades:
Apesar de Vila Sésamo ter sua estréia no ano em que as cores chegaram á TV Brasileira (1972), o programa foi produzido totalmente em preto-e-branco. Era por isso que as crianças tinham curiosidades de saber quais eram as cores dos bonecos e fantasias do seriado infantil.
Garibaldo era azul. Ao contrário do Big Bird (o "Garibaldo" da versão original de Vila Sésamo) que tinha as penas amarelas, o Garibaldo do Brasil era azul. Há duas hipóteses para isso. A primeira seria que a fantasia da personagem, realmente fora pintada de amarelo, mas tinha ficado horrível; e para não comprar outra fantasia, por causa de seu alto custo, a produção resolveu pinta-la de outra cor. A cor escolhida foi o azul. A outra teoria diz que a vestimenta fora pintada de azul para dar melhor contraste na TV. Essa personagem interpretada por Laerte Morrone foi a mais popular do programa. Continuando a falar sobre as cores dos bonecos e fantasias de Vila Sésamo, para quem não sabe, Gugu era um boneco da cor verde-musgo, tinha um nariz azul claro e bochechas laranjas; e Funga-Funga tinha a cor laranja.
A trilha sonora do seriado infantil, acabou rendendo um disco.
Vila Sésamo foi a primeira adaptação feita no mundo do programa norte-americano Sesame Street. A tradução de Sesame Street é Rua Sésamo, mas este não foi o nome escolhido para o seriado. Isso, porque o ambiente familiar onde as crianças conviviam na época não era a rua, mas sim a vila. Por isso, Boni sugeriu que o programa fosse chamado de Vila Sésamo.
Vila Sésamo acabou ganhando em 1972 o Troféu Helena Silveira em duas categorias - Melhor Programa Cultural e Revelação Feminina, dedicado a Sônia Braga, que interpretava a professora Ana Maria. No mesmo ano, o programa ganhou o prêmio da APCA (Associação Paulista de Critícos de Arte) como melhor programa infantil. Depois de vários anos, a Rede Cultura conseguiu novamente os direitos autorais da Children's Television Workshop, atual Sesame Workshop e produziu uma nova versão do Sesame Street, que teve sua estréia em outubro de 2007, desta vez com menos personagens e uma maior quantidade de cenas do seriado norte-americano. É a Vila Sésamo (2007).
Fonte: Wikipedia

Vila Sésamo - 1974

01. Trio Soneca - Abecedário
02. Trio Soneca - Querer É Poder
03. Trio Soneca - Gugu
04. Trio Soneca - Os Bichos
05. Trio Soneca - Diferença
06. Trio Soneca - Classificação
07. Orquestra e Coro Som Livre - Alegria Da Vida
08. Trio Soneca - Funga-Funga
09. Trio Soneca - Partes Do Corpo
10. Trio Soneca - Adição Subtração
11. Trio Soneca - Imaginação
12. Trio Soneca - Garibaldo
13. Trio Soneca - Pequenos Erros
14. Trio Soneca - Vila Sésamo

Informações e Links por email - Aqui

Information and links via email -
Here





Nenhum comentário: