9 de fevereiro de 2009

Close Encounters Of The Third Kind

Contatos Imediatos de Terceiro Grau

Roy Neary (Richard Dreyfuss) é um operário da rede de cabos, que juntamente com outras pessoas experimentam um contato imediato de terceiro grau, testemunhando a presença de extraterrestres no céu. Após o evento que mudou a sua vida, a inexplicável visão de uma estranha imagem como a de uma montanha o perturba constantemente. Para o desespero de sua família, ele fica obcecado em descobrir o que aquela visão representa, fazendo com que ele vá a um lugar onde eles terão contatos imediatos de terceiro grau.
Ganhou 2 Oscars, na categoria de Melhor Fotografia e um especial, pela edição dos efeitos sonoros do filme. Foi ainda indicado em outras 7 categorias: Melhor Diretor, Melhor Atriz (Melinda Dillon), Melhor Direção de Arte, Melhor Edição, Melhores Efeitos Especiais, Melhor Som e Melhor Trilha Sonora.

O roteiro original de Contatos Imediatos de Terceiro Grau foi escrito por Paul Schrader, mas como ele foi bastante modificado por Spielberg o próprio Schrader solicitou que seu nome fosse retirado dos créditos do filme. Como era preciso colocar alguém no crédito de roteirista, Spielberg colocou seu próprio nome no local.
O título provisório de Contatos Imediatos de Terceiro Grau era "Watch the Skies", que são justamente as palavras finais ditas no filme.
O diretor François Truffaut (Fahrenheit 451, A Sereia do Mississipi) trabalhou como ator em Contatos Imediatos de Terceiro Grau.
O garoto Cary Guffey, que interpreta Barry Guiller no filme, teve uma performance tão boa durante as filmagens que em todas as cenas em que participava eram necessárias apenas um ou dois takes até que ela ficasse do jeito que Spielberg queria. O garoto ficou conhecido ao longo das filmagens pelo apelido "One-Take Cary", sendo que Spielberg chegou a fazer uma camisa para ele com tais palavras escritas.
Para realizar a cena em que o garoto Barry Guiller se surpreende com os extraterrestres, o diretor Steven Spielberg usou um truque inusitado. A fim de captar exatamente as emoções que queria do garoto, Spielberg pediu a dois integrantes da equipe que se fantasiassem, um de palhaço e outro de gorila, e se escondessem em grandes caixas que estavam no set de filmagens. Quando a cena começou a ser rodada os dois deixaram repentinamente as caixas a fim de assustar o menino, com o integrante fantasiado de gorila segurando uma câmera e registrando tudo. Logo após Spielberg ordenou que fosse retirada a máscara de gorila, o que fez com que o garoto abrisse um grande sorriso.
É possível ver o personagem R2-D2, da série Star Wars, no topo de uma larga espaçonave que sobrevoa a Montanha do Diabo. Ele pode ser visto também na cena em que Jillian vê pela primeira vez a nave-mãe de perto.
O efeito das nuvens visto em Contatos Imediatos de Terceiro Grau foi feito através da mistura de tinta branca em tanques de sal e água fresca.
A produção de Contatos Imediatos de Terceiro Grau teve uma série de problemas de agenda e orçamento, que impediram que Spielberg rodasse algumas cenas descritas no roteiro. Após o sucesso do filme, Spielberg perguntou à Columbia Pictures se poderia reeditar o filme e rodar algumas cenas adicionais. O estúdio concordou com o pedido, estipulando como única condição que Spielberg rodasse cenas que mostrassem o interior da nave-mãe alienígena.

Para rodar as novas cenas Spielberg teve um orçamento de US$ 2 milhões. Estas cenas foram rodadas simultaneamente às filmagens de 1941 - Uma Guerra Muito Louca (1979), filme seguinte de Spielberg, e tiveram um diretor de fotografia diferente do filme, já que Vilmos Zsigmond estava comprometido com outro filme naquele momento. O diretor de fotografia das novas cenas foi Allen Daviau.
Para rodar as novas cenas Spielberg conseguiu ainda convencer grande parte do elenco original a gravar novas cenas de seus personagens. O único que não pôde participar das gravações foi François Truffaut, que já estava trabalhando em seu novo filme como diretor.
Em 1980 Steven Spielberg lançou a versão reeditada de Contatos Imediatos de Terceiro Grau, incluindo algumas cenas inéditas, como o interior da nave interplanetária. A esta nova versão Spielberg chamou de The Special Edition.
The Special Edition possuiu três minutos a menos que a versão original de Contatos Imediatos de Terceiro Grau. Isto porque Spielberg retirou da versão original 16 minutos e inseriu na nova versão 7 minutos de cenas rodadas em 1977 e que não foram incluídas na versão original do filme, além de 6 minutos das novas cenas rodadas.
O diretor Steven Spielberg considera que a edição especial é a versão real de Contatos Imediatos de Terceiro Grau. De acordo com a Columbia, todas as cópias da versão original foram destruídas, com exceção de algumas poucas guardadas pelo estúdio como valor histórico.
Uma terceira versão de Contatos Imediatos de Terceiro Grau foi exibida na TV americana, contendo 143 minutos e mesclando material da versão original do filme e da edição especial.
Foi relançado nos cinemas norte-americanos em 1998, pela Sony Pictures. Contatos Imediatos de Terceiro Grau arrecadou mais de US$ 300 milhões nas bilheterias de todo o planeta.

Close Encounters Of The Third Kind
- 1977 -
Contatos Imediatos de Terceiro Grau
John Williams - Original Soundtrack

01. Main Title and Mountain Visions
02. Nocturnal Pursuit
03. The Abduction of Barry
04. I Can't Believe it's Real
05. Climbing Devil's Tower
06. The Arrival of Sky Harbor
07. Night Seige
08. The Conversation
09. The Appearance of the Visitors
10. Resolution and End Credits

Close Encounters Of The Third Kind
- 1977 -
Contatos Imediatos de Terceiro Grau
John Williams - Collectors Edition

01. Opening: Let There Be Light
02. Navy Planes
03. Lost Squadron
04. Roy's First Encounter
05. Encounter At Crescendo Summit
06. Chasing UFOs
07. False Alarm
08. Barry's Kidnapping
09. The Cover-Up
10. Stars And Trucks
11. Forming The Mountain
12. TV Reveals
13. Roy And Jillian On The Road
14. The Mountain
15. Who Are You People?
16. The Escape
17. The Escape (Alternate)
18. Trucking
19. Climbing The Mountain
20. Outstretch Hands
21. Lightshow
22. Barnstorming
23. The Mothership
24. Wild Signals
25. The Returnees
26. The Visitors/ Bye/ End Titles: The Special Edition

Informações e Links por email - Aqui

Information and links via email -
Here





Nenhum comentário: